Como emagrecer saudável

O emagrecimento saudável é um ótimo caminho para buscar ou manter a qualidade de vida. Muito se fala em perda de peso; algumas fontes prometem milagres, mas esse processo requer muita responsabilidade e um acompanhamento adequado com profissionais que podem auxiliar da melhor maneira possível.

Entretanto, é preciso abrir mão de alguns hábitos. Por outro lado, a adoção de um estilo de vida mais positivo pode impulsionar o emagrecimento necessário, sem que sua saúde fique prejudicada.

A importância de profissionais nesse objetivo se dá a partir do momento em que cada um de nós tem uma estrutura física. O emagrecimento além do que o corpo pode suportar não é bom. Por isso, é muito válido saber sobre todos os detalhes com pessoas que entendem completamente do assunto.

O passo a passo para o emagrecimento é, portanto, um processo muito sério. Isso envolve não só a presença de gente capacitada para ajudar na perda de peso, como uma dieta adequada e a adoção de atividades físicas. Confira a seguir todas as dicas para perder o excesso de gordura e dar mais qualidade de vida à saúde.

Como emagrecer

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Talvez a forma correta para um emagrecimento eficaz seja uma das respostas mais solicitadas entre as pessoas. Afinal, é preciso saber o que fazer para potencializar a queima de gorduras. Como falado acima, a atividade física é uma importante aliada para atingir essa meta. Os exercícios aeróbicos são essenciais, saiba quais são eles:

Caminhada: o simples ato de caminhar de três a cinco vezes por semana ajuda a perder 0,5 kg a cada sete dias. Isso acontece porque a caminhada rápida, de aproximadamente 1 hora, pode ser responsável pela perda de 400 calorias. Mas é importante lembrar que existem alguns detalhes que podem melhorar o desempenho e o resultado. Alternar o ritmo da caminhada, por exemplo, é um ótimo meio para trabalhar a musculatura, ativar a queima de gordura e até a adequação de uma respiração mais correta. Vale lembrar que praticar atividades físicas ao ar livre aumenta os níveis de energia e permite a perda de calorias. A ingestão de água é imprescindível.

Corrida: correr é uma atividade bastante recomendada para quem quer trabalhar o corpo de forma mais intensa. Porém, esse exercício requer mais cuidados. Quem se interessa por essa prática precisa passar por alguns exames necessários antes de dar o primeiro passo, a saber: o teste ergométrico, o ecocardiograma e o hemograma completo são os mais solicitados pelos médicos. A corrida promove a queima acentuada de gordura, podendo chegar a 700 calorias em 1 hora. É aconselhável que se faça de três a cinco vezes por semana, respeitando-se o próprio corpo, como a ingestão de líquidos e calçados adequados.

Bicicleta: pedalar é uma ótima alternativa para o emagrecimento saudável. A atividade pode ser essencial para aquelas pessoas que precisam de um estímulo a mais para se exercitar e perder peso. No início, o fato de praticar atividades físicas pode representar um momento entediante. Entretanto, quando se exercita por meio de uma bicicleta, o esforço nem é sentido como a caminhada. Essa atividade é bastante prazerosa, além de ser responsável pela queima considerável de gordura e o fortalecimento dos músculos do abdome, da perna e dos glúteos. Um fato de grande importância é que a pedalada ajuda na perda de 700 calorias por hora, superando até mesmo a caminhada. Andar de bicicleta regularmente também pode auxiliar outras partes do corpo: circulação e funcionamento do intestino, controle do colesterol, aumenta a qualidade do sono, diminui estresse, ansiedade e combate a depressão; além de reduzir os riscos causados pelo diabetes. No entanto, vale lembrar que alongamentos devem ser feitos antes e depois da pedalada, além de um check-up antes de se aderir ao exercício.

Natação: essa prática também é uma forte aliada para o emagrecimento. Há que se ressaltar, no entanto, que a caminhada e a pedalada são mais eficazes na perda de peso que a natação. Mas uma boa notícia é que nadar pode auxiliar na perda de calorias, de uma forma menos intensa, mas suficiente para dar algum resultado. Há alguns tipos de natação que ajudam a impulsionar o emagrecimento; são eles: o nado borboleta, o estilo livre e o nado de peito.

Jump: tal atividade reúne eficácia e diversão. O jump atua na queima da gordura, pois ele consiste na realização de exercícios em cima de um pequeno trampolim. A pessoa pode perder até 900 calorias na primeira aula, segundo educadores da área. Devido a esse poder, a atividade costuma atrair muitos adeptos, o que torna o exercício físico bem agradável. A variação de coreografias trabalha e desenvolve a musculatura de determinadas partes do corpo como as pernas, o abdome e a panturrilha.

Spinning: esse exercício ajuda, e muito, na queima da gordura abdominal, além de tonificar os músculos. Feita em uma bicicleta ergométrica, o spinning pode levar à perda de 570 calorias (no caso das mulheres) ou 650 calorias (para homens). No entanto, vale lembrar que a intensidade maior é mais recomendável para quem deseja emagrecer de fato. Para isso, acompanhar o ritmo do instrutor da academia, por exemplo, é um passo importante.

Todos esses exercícios aeróbicos atuam na melhora do sistema cardíaco e respiratório, além de impulsionar a diminuição do colesterol, da glicose no sangue; desenvolvimento muscular, fortalecimento das pernas, dos glúteos e do abdome.  A dieta também deve vir complementando a atividade física.

Dietas para Emagrecer

Exercícios somente dão o efeito esperado quando a pessoa também se propõe a uma dieta balanceada. Não adianta correr, pular e nadar se a ingestão incorreta de alimentos continuar. Para uma pessoa chegar ao emagrecimento, deve-se adotar algumas medidas necessárias para a perda de peso. Antes de começar essa parte do processo de emagrecimento, é importante que se pessoa procure por um especialista que possa orientar sobre a melhor forma de atribuir a dieta à prática de exercícios. Há que se ressaltar que cada pessoa tem um condicionamento físico diferente; sendo assim, o método de dieta para um pode ser diferente para outro. Veja aqui algumas das principais dietas que são eficazes para o emagrecimento:

– Dieta Dukan: quem escolhe essa dieta procura associar uma alimentação satisfatória com a perda de peso. Dotada de muitas variedades, a Dukan é dividida em quatro fases distintas (fase de ataque, fase cruzeiro, fase de consolidação e fase de estabilização). A primeira etapa consiste em colocar 66 alimentos ricos em proteínas na dieta, o que possibilita a perda de até 5 kg em 7 dias. No entanto, é preciso ter disciplina e força de vontade.

A segunda fase é um pouco mais longa, mas com promessa de fazer a pessoa perder 1 kg por semana. A característica de agora é o acréscimo de 34 legumes e verduras às 66 proteínas já mencionadas. Esse período é responsável pela considerável perda de peso, além de preparar o adepto para a fase de consolidação, a terceira. Essa etapa é responsável pela reeducação alimentar da pessoa. Junto aos 100 alimentos que já participam da dieta, deve-se acrescentar outros itens como pães integrais, frutas, queijos e carboidratos. O objetivo dessa fase é evitar o efeito sanfona; embora o tempo da etapa seja mais longo, a perda de peso permanece.

A quarta e última fase é a da estabilização. Agora, a pessoa está livre para comer o que quiser. No entanto, ao chegar a essa fase, ela já estará ciente da alimentação adequada para manter a forma. Vale lembrar que a quarta etapa sugere que o participante faça uso diário de três colheres de farelo de aveia antes das principais refeições. Há também a adoção da ‘quinta-feira protéica’, que consiste em dedicar o dia aos alimentos ricos em proteínas.  É importante não se esquecer da importância da atividade física. Caso contrário, o efeito pode ser o contrário. Sedentarismo nunca faz bem.

– Dieta da sopa: a dieta da sopa é uma das mais simples de seguir, pois ela não exige mais que algumas mudanças de hábito. Quando se utiliza ingredientes com alto teor nutricional como legumes, por exemplo, a possibilidade de a pessoa perder peso é enorme. Mas é necessário algumas doses de disciplina. Embora não seja necessária a substituição do café da manhã e de outros alimentos durante o dia, a dieta da sopa pede que o participante tenha atenção e não consuma itens altamente calóricos. A alimentação balanceada com o auxílio de atividade física e a ingestão de água são ótimas para promover o emagrecimento.

– Dieta do carboidrato: a diminuição do carboidrato é o objetivo dessa dieta. Ela consiste em ativar a alimentação correta para a pessoa. Com a ajuda de um especialista, a pessoa pode reduzir o consumo desses alimentos e, consequentemente, diminuir a ingestão de açúcar no organismo. É interessante misturar a alimentação da dieta com fibras. Durante essa dieta, alimentos como arroz, feijão, bolos, pão branco, biscoitos, apresuntados, massas e outros devem ser evitados. É importante lembrar que a falta de carboidrato é prejudicial à saúde; portanto, vale ressaltar que o acompanhamento de um profissional é essencial para a sua saúde, pois só ele determinará a quantidade dos alimentos e a necessidade de parar, quando a pessoa atingir a meta do emagrecimento desejado.

– Dieta cetogênica: a modalidade de agora pode não ter um nome muito familiar, mas todos que optam por ela não têm do que reclamar. Cetogênica vem de Cetose, que é o período em que ocorre o catabolismo.  Nesse caso, o fígado atua de uma maneira que transforma as gorduras, ingeridas em ácidos graxos e corpos cetônicos, em energia para as atividades do dia a dia. O cerne dessa dieta é a eliminação temporária do carboidrato da alimentação, o que possibilita um processo de emagrecimento muito eficaz e saudável. Entretanto, a lista de itens que precisam ser evitados para o consumo é grande e inclui alimentos que estão presentes na vida de todas as pessoas.

* Arroz;

*Batata;

*Doces e açúcar;

*Qualquer tipo de bebida açucarada;

*Massas em geral;

*Biscoitos;

*Pão francês.

É importante ressaltar que a proibição desses alimentos se dá pela grande quantidade carboidratos encontrados em suas composições. No entanto, a dieta cetogênica não deve ultrapassar o limite de 20 dias. Embora o objetivo seja a eliminação temporária dos carboidratos, esse período deve ser curto porque esse nutriente também tem o seu lado positivo para a saúde do ser humano. Saibam que os carboidratos são responsáveis pelo fornecimento de energia para o corpo, pelo equilíbrio dos níveis de glicose, pelo estabelecimento da função estrutural do organismo e produção da serotonina (um hormônio muito valioso para a vida, que estimula o bem-estar). Vale lembrar também que os carboidratos são importantes para o estímulo da memória.

Voltando para a dieta, os alimentos que podem (e devem) ser consumidos durante esses dias são os seguintes:

*Embutidos em geral (presuntos, mortadelas, lingüiças, etc.);

*Chás sem adição açúcar;

*Ovo;

*Carne (principalmente assada);

*Queijo e derivados;

*Nozes.

O resultado pode ser percebido em poucos dias (considerando o tempo curto que a dieta é permitida). Porém, deve-se ressaltar que a dieta cetogênica precisa ser feita com total disciplina para que ela atinja o seu principal objetivo: promover o emagrecimento saudável e satisfatório.

Junto com essa alimentação, as atividades físicas devem ser praticadas. Lembre-se que os exercícios físicos precisam ser associados a todas as dietas adotadas. Outro detalhe que não pode ser esquecido é a ingestão de água.

– Dieta sem glúten: quem se submete a essa dieta precisa ter muita força de vontade para diminuir consideravelmente a ingestão do glúten no organismo.  Essa substância, quando consumida em grandes quantidades, pode favorecer o aumento de gordura no corpo e leva a pessoa a adquirir massa corporal gorda, o que causa obesidade (e como consequência outros males como AVC, hipertensão e risco de infarto, por exemplo).

A dieta sem glúten consiste na eliminação parcial dessa substância, com o objetivo de a pessoa atingir o emagrecimento. Mas assim como em toda dieta, a eliminação permanente de nutrientes e substâncias protéicas podem ser prejudiciais à saúde. Então é sempre interessante nunca menosprezar o valor que o glúten também pode representar para o organismo.

Quando se elimina completamente o glúten do cardápio, o corpo pode sentir com a falta de saciedade, com o aparecimento ou fortalecimento da insônia, além de alterações hormonais. A falta do glúten pode causar, inclusive, a diminuição de bactérias benéficas para o funcionamento do intestino, levando a pessoa a um desconforto intestinal. Portanto, a dieta do glúten deve ser feita em um período estipulado por um profissional capacitado.

Os alimentos que contêm glúten são os seguintes:

*Aveia;

*Farinha de trigo;

*Torradas;

*Massas;

*Bolos;

*Salsicha;

*Condimentos;

*Malte;

*Centeio e outras várias fontes alimentares.

Já os itens que não são compostos pelo glúten são o arroz, o milho, as batatas, a quinoa, as leguminosas, o trigo sarraceno, entre outros. As duas listas (dos alimentos que possuem e que não possuem glúten) são enormes. Então a melhor maneira para se aderir a essa dieta (e a outras) é procurar por especialistas que podem auxiliar da maneira mais saudável possível.

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Dieta detox: essa dieta é uma das mais famosas atualmente, mas há informações que precisam ser reforçadas para que o resultado de um bom e rápido emagrecimento se concretize. Ela visa à perda de peso de forma eficaz, porém a pessoa deve ter responsabilidade e disciplina para segui-la por 21 dias (não se deve ultrapassar esse prazo).

A primeira parte consiste na preparação para limpar o corpo através de impurezas encontradas no intestino. Os dois dias que iniciam a dieta devem ser com muita ingestão de líquidos (frutas ricas em líquido, suco natural, sopa e muita água). Esse período é estipulado como o suficiente para acontecer a desintoxicação, lembrando que o suco de limão é a melhor opção por ser adstringente. Outra informação importante é que a cada duas horas a pessoa deve se alimentar de maneira adequada.

A partir do terceiro dia, a dieta pede alimentos com grande quantidade de fibras, antioxidantes e água. Itens como iogurte light, pão integral, verduras, legumes, carne grelhada, barra de cereal, farinha de linhaça e arroz integral são ótimos para a realização desse processo. A ingestão de sucos naturais (de frutas e verduras) é um excelente componente. No entanto, a dieta detox não deve ser levada por muito tempo (no máximo por 21 dias). Ela procura readaptar os hábitos alimentares da pessoa.

Os alimentos não aconselháveis são aqueles que têm em sua composição, além de bebidas alcoólicas, comidas industrializadas, defumados, embutidos e tudo que contém glúten. Ao final da dieta detox é importante dar uma pausa, manter uma alimentação saudável e hábitos que envolvem atividade física. Após esse breve intervalo, pode-se voltar novamente com a dieta, respeitando o limite máximo dos dias estipulados.

Atenção

Toda e qualquer dieta deve ser levada muito a sério para que o resultado seja bastante eficaz. Além disso, a prática de exercícios e a consulta com profissionais capacitados são de grande importância. Emagrecer é benéfico, mas com saúde. Os tratamentos para o emagrecimento também são muito bons para garantir uma perda de peso saudável.

Tratamentos para Emagrecer

Os tratamentos para emagrecimento precisam ser acompanhados de perto por uma equipe de profissionais de determinadas áreas. Esse processo é muito sério e requer muita força de vontade do paciente.

Para se obter um corpo mais magro e com saúde, a pessoa precisa ir ao médico para que ele identifique o motivo do excesso de peso. Além disso, o especialista indicará o paciente a outros profissionais que poderão tratar da dieta mais adequada e até mesmo para saber sobre o condicionamento físico da pessoa. Outro detalhe que deve ser lembrado é que antes de começar a prática de exercícios físicos, a presença de um educador da área é imprescindível.

O tratamento estético também é um importante componente em todo esse processo, sejam aqueles feitos por meio de massagens e drenagens ou até mesmo que envolvem cirurgias bariátricas (para quem apresenta um considerável volume de gordura e pele).

Muitas pessoas também se aderem a métodos mais alternativos que visam à inibição de apetite sem grandes esforços; este é o caso da auriculoacupuntura, uma técnica oriental que é responsável por estimular pontos específicos da orelha e combater o excesso de peso.

A auriculoacupuntura trabalha com a aplicação de agulhas em cinco pontos da área auricular que estão direta e indiretamente ligadas ao apetite, ao sistema endócrino, além de baço, estômago e um chamado shen-men. Segundo estudos, quando essa parte auricular está sob o tratamento, a compulsão alimentar diminui, uma vez que os pontos tratados são intimamente ligados a fatores emocionais. Estima-se que pessoas ansiosas e estressadas estejam mais propensas a abusar na alimentação.

Há também a acupuntura a laser, que se difere da tradicional por ser indolor, mas a eficácia de ambas para o emagrecimento é comprovada. Vale ressaltar que as duas técnicas trazem tranquilidade; e também combate a depressão e os problemas de coluna.

Enfim, não se deve pensar em emagrecimento sem o auxílio desses profissionais. A saúde deve ser priorizada em todos os momentos.

Medicamentos para Emagrecer

Os medicamentos que ajudam no processo de emagrecimento precisam ser ingeridos com total responsabilidade. Além disso, vale lembrar que só se deve tomá-los após indicação médica. O papel desses remédios está na inibição de apetite, por isso é preciso respeitar as orientações dos médicos e ter também um acompanhamento bem rígido.

Há que se ressaltar que a indicação desses medicamentos é para pessoas que geralmente apresentam índice de massa corporal de 30 ou mais; além de obesidade associada a outras doenças como o diabetes tipo 2 e a grande presença de gordura no sangue, conhecida como displidemia.

Como esses inibidores podem causar efeitos colaterais, o paciente deve contar com presença do médico para indicar o remédio mais adequado, e isso é determinante no sucesso da busca pelo emagrecimento. Os principais nomes para a inibição de apetite e a potencial perda de peso são a Sibutramina e a Orlistat;

Muitos preferem medicamentos fitoterápicos por não serem feitos com substâncias mais fortes como os remédios citados acima. Vale lembrar que os fitoterápicos são uma junção de diversas plantas, folhas e compostos naturais que passam por um processo de industrialização. Nomes como Garcínia Cambogia, que reduz o apetite e diminui a gordura no corpo, e o Chá Verde são ótimas alternativas para tratar o excesso de peso.

As plantas medicinais (naturais), por sua vez, também têm muitos adeptos. A carqueja e o sene atuam no combate contra a prisão de ventre. Geralmente ingeridas como infusões, o chá feito por essas plantas precisa ser tomado em doses moderadas, caso contrário elas podem causar desconforto intestinal.

Alimentação Saudável

Todo o processo de emagrecimento deve ser feito de maneira absolutamente saudável. Após atingir a desejável perda de peso e a qualidade de vida como consequência disso, a pessoa deve permanecer com uma alimentação adequada.

Existem muitas opções para quem quer manter um corpo leve e sadio sem deixar de saborear alimentos saborosos e que só trazem benefícios para a vida.

Uma alimentação que contém ingredientes que estimulam o metabolismo é sempre a melhor opção para quem quer emagrecer. Eles ajudam a queimar calorias e até mesmo a dar a sensação de saciedade tão necessária para evitar que se coma em horários impróprios e, consequentemente, estimule o ganho de calorias. Veja abaixo alguns (dos vários alimentos) que só auxiliam no processo de emagrecimento ou na manutenção do peso.

*Arroz integral

*Iogurte natural

*Maçã

*Pera

*Amêndoas (se consumidas moderadamente)

*Alho

*Brócolis

*Limão

*Batata doce

*Repolho

*Melancia

* Chá verde e outros.

É importante ressaltar que o valor nutricional desses alimentos se dá pela composição de vitaminas e nutrientes, responsáveis pelo fortalecimento do corpo e pela saciedade de quem ingere. Bebidas açucaradas e alimentos gordurosos não são bem-vindos para ninguém, inclusive quem tem por objetivo perder peso. Outro item que merece um destaque especial é a água. Quando se tem uma dieta equilibrada e com o auxílio de atividades físicas, a ingestão desse precioso líquido é o grande segredo para a aceleração do metabolismo e a limpeza do corpo das toxinas. Emagreça com saúde.

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